Pergaminho de 2 mil anos oferece vislumbre da história do Budismo

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Texto raro dos primórdios do Budismo, atribuído a Siddhartha Gautama, ilustra a história budista primitiva durante os seus anos de formação.

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tornou público um texto raro de 2.000 anos de idade, dos primórdios do budismo, que oferece um vislumbre da história budista primitiva durante os seus anos de formação.

O pergaminho provém de Gandara, uma antiga região budista no norte do Afeganistão e no Paquistão. Apenas algumas centenas de manuscritos de Gandara são conhecidos por estudiosos de todo o mundo, e cada um é vital para entender o desenvolvimento inicial da literatura budista. Por exemplo, usando a análise linguística, os estudiosos analisam esses manuscritos para mapear a difusão do budismo em toda a Ásia.

Embora o manuscrito tornado público nos EUA seja muito frágil para exibição pública, ao digitalizar o texto, a biblioteca é capaz de compartilhar essa importante parte da história com o público.

O texto de Gandara é narrado pelo Buda Shakyamuni, o líder religioso também conhecido como Siddhartha Gautama, e conta a história dos 13 Budas que o precederam, seu próprio surgimento e a previsão de um futuro Buda. Informações sobre quanto tempo cada Buda viveu, a classe social em que nasceram e quanto tempo os seus ensinamentos duraram são narradas no texto.

“Este é um item único, porque é muito antigo em comparação com manuscritos semelhantes e, como tal, nos traz, historicamente falando, relativamente para perto da vida do Buda”, disse, num comunicado, Jonathan Loar, bibliotecário de referência na Divisão Asiática da Biblioteca.

O pergaminho da biblioteca retém quase 80% do texto original, faltando apenas o começo e o final. A maioria dos outros pergaminhos de Gandara conhecidos pelos estudiosos são incompletos.

Comprado em 2003, de um coleccionador particular, o pergaminho é uma das peças mais complicadas e frágeis que a Biblioteca do Congresso já tratou. Os funcionários levaram vários anos para elaborar uma estratégia de tratamento e praticaram técnicas de desenrolamento em charutos secos. O tratamento do texto nunca teria sido possível se não fosse pelas condições únicas em que foi armazenado

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É normal querer viver uma vida calma e quieta.

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Quantas vezes pergunta a si mesmo, se a vida que está a viver actualmente é a vida que parece mais autêntica para si?

Enquanto eu escolho as versões das vidas que vivi nos últimos 15 anos, o que eu continuo a voltar a querer é uma vida baseada na simplicidade. A vida que mais ressoa comigo foi uma época em que vivi numa vinícola e uma fazenda de 50 hectares. Os meus dias pareciam melaço – um fluxo lento, constante e doce.

Era uma vida mais simples em muitos aspectos, mas cheia de muito mais riqueza porque eu estava longe das ocupações da vida em que é fácil seres embrulhado. Eu tive tempo de experimentar a beleza lenta do que estava ao meu redor, o calor , a brisa de verão serpenteando entre as macieiras, a distância c do meu rebanho de ovelhas e a relva verde, que fazia cócegas nos meus pés quando eu entrava nela. Em janeiro de 2019, comecei a ouvir uma voz calma na parte de trás da minha cabeça, a dizer “simplifique Amanda”, mas essa ideia era contra-intuitiva para tudo que estava à minha volta. Não devemos querer tudo isso? Não devemos “nos apressar” e “trabalhar duro para jogar ainda mais duro?”

Depois que uma série de depressões que me levou a marcar uma consulta com um psiquiatra, eu sabia que tinha que fazer algumas mudanças porque a alternativa não era algo que eu pudesse pagar. A minha saúde passou a significar algo tão diferente para mim depois que eu passei com um cancro dois anos antes. Tudo dentro de mim sabia que eu estava vivendo uma vida inautêntica. Um que estava fora de alinhamento com quem eu realmente era.

Então, contra o que parecia ser a coisa responsável a fazer, eu tive uma longa conversa com meu patrão e reduzi as minhas horas, já que o papel enquanto trabalhadora  estava causando-me um monte de stress desnecessário que eu simplesmente não tinha capacidade ou clareza mental para saber lidar. Também percebemos que o papel em que eu estava, não era aquele que me permitia florescer. Como se alguén dissesse: “Você é uma artista, Amanda, não uma gerente de projectos”. Então, no interior, enquanto eu estava “descobrindo o que vem a seguir”, criei uma lista de tarefas nas quais eu poderia concentrar-me. Trabalhei na cura do meu corpo e mente e explorei alguns dos meus próprios sonhos. A minha mente do ego contou-me muitas histórias para alimentar a minha preocupação constante, mas o meu coração e a minha alma sentiram uma nova sensação de fortalecimento à medida que eu aumentava a minha autoestima e me inclinava para quem eu realmente era. Eu sei que isso nem sempre é possível em todas as situações de trabalho. Eu tenho sorte de ter conseguido trabalhar em casa para patrões que valorizam o bem-estar. Contudo, em determinado momento , cada um de nós deve dar prioridade à nossa saúde mental e física. Costumo acreditar que, se houver vontade, há um caminho e, às vezes, precisas de pedir de alguma forma, o que realmente deseja e merece. Eu removi o e-mail e Facebook do meu telefone. Sim, leste bem. Já não recebo e-mails ou vejo Facebook no meu telefone, e periodicamente removo o Instagram. Em algum momento ao longo do caminho dos avanços tecnológicos, decidimos que estar disponível 24 horas por dia era bom e saudável. Estou aqui para dizer que absolutamente não é. Tens permissão para ter limites. Não precisas de estar conectado o tempo todo. Eu mantenho isso completamente e me sinto mais saudável, mais feliz e mais alinhada desde então. Eu também organizei os meus armários e a casa cerca de 10 vezes, livrando-me de tudo que não é como eu e não é o meu ser mais autêntico. Se eu usar as mesmas 10 peças de roupa toda semana, bem, que assim seja. Ninguém realmente se importa de qualquer maneira. Eu tinha que ficar realmente presente com os meus objectivos como dona de uma pequena empresa, como criativa e artista. É fácil sermos levados a acreditar que deveríamos querer uma vida cheia de conquistas, incluindo coisas, mas o que ficava sempre voltando para mim, era essa ideia de uma vida simples com o suficiente para me fazer sentir “eu”. Então, e se tudo que eu quero é uma vida simples? O que isso realmente significa de qualquer maneira?

Eu tive que deixar de lado a história que criei que eu tinha que ser uma grande vendedora ou construir o meu império. O que eu percebi foi que eu realmente não quero comandar um império. Eu quero uma vida fazendo o trabalho que alimenta a minha alma, pagando todas as minhas contas e economizando para um dia chuvoso. Eu quero uma vida que me permita criar a minha arte e escrever muito bem. Algo em que me apoie para pagar as minhas dívidas. Uma vida que me permite viver de uma maneira que me pareça eu mesma e me fornecer os meios para ajudar os outros também. Mas principalmente, o que eu realmente quero é andar descalça na relva com os que eu amo, livre da pressão constante para ser qualquer coisa diferente de mim. Isso envolveu simplificar significativamente a minha vida actual. No entanto, a maior mudança na minha vida foi a minha recente decisão de deixar a cidade com praia do sul da Califórnia, onde eu morei nos últimos quatro anos e meio, e mudar-me para o norte da Califórnia para viver numa fazenda. Durante esse tempo, eu continuei ouvindo os sussurros da minha alma – estava guiando-me o tempo todo. Eu sinto-me mais como eu na fazenda e na terra, cercada por árvores altas e mudanças de estações, e não posso dar-me ao luxo de não viver de uma maneira que mais pareça comigo. Vê, eu não acho que muitos de nós foram realmente feitos para a azáfama, para o modo de vida de “trabalhar duro para jogar mais duro” , como é evidente com o aumento da doença física e mental nos anos mais recentes. Apesar de estar excessivamente ligada a uma infinidade de recursos que supostamente nos ajudam a permanecer saudáveis, ficarmos magros, permanecermos saudáveis e ficarmos felizes – tudo com o clique de um das cinco mil aplicações dos nossos telefones -, acho que supercomplicamos a nossa vida e crescemos incrivelmente desligados. Simplificar a minha própria vida nos últimos oito meses, fez-me estar mais presente ao facto de que tantos outros estão se sentindo atraídos de volta a esse caminho também. Então, estou aqui para lhes dar permissão. Não há problema em não querer construir um império. Não há problema em não querer todas as coisas que nos dizem para sermos felizes. E está tudo bem em se contentarem em querer apenas um estilo de vida simples e lento.

Autora: Amanda Whitworth

Niksen, a arte de fazer nada

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Praticar o niksen é ter a capacidade de desligar completamente do mundo que nos rodeia e até de nós próprios. Quando escolhemos ter um tempo para nós, a verdade é que aproveitamos para ler, ver televisão ou até mesmo trabalhar no nosso desenvolvimento pessoal.

Está aí Agosto, mês de férias por excelência. É um facto que, este ano, parece que muitos escolheram usufruir do período de férias nos meses de Junho e Julho, mas acredito que ainda são muitos os portugueses que, tal como eu, apenas podem usufruir das férias durante Agosto. O certo é que o Verão é, mais cedo ou mais tarde, aquele período em que a maior parte de nós goza de um período de férias mais ou menos longo, que nos permite retemperar forças para mais um ano de trabalho a surgir, mais coisa menos coisa, pelos inícios de Setembro.

São estes os meses (Julho e Agosto) em que decidimos fazer tudo aquilo para o qual não tivemos tempo durante todo aquele interminável ano: ler, actualizar filmes e séries que se encontram pendentes há tantos meses, levantar cedo e praticar aquela corridinha ou voltinha de bicicleta para as quais já não nos sentíamos com força nos últimos tempos, e passear, claro! Iremos, como é suposto num país em que o Verão é tão soalheiro e quente, passar dias nas praias e nas piscinas. E, tal como todos os anos, iremos chegar ao final das férias a sentirmo-nos mais cansados do que estávamos no início das mesmas e a pensar — só para nós mesmos porque não temos coragem de o admitir aos outros — que precisamos de férias das próprias férias. A verdade é que acabamos por ter ainda mais actividade durante os dias de férias do que durante os longos meses de trabalho. Não recuperamos fisicamente, até porque não se podem recuperar 11 meses de desgaste físico e/ou mental em pouco mais de três semanas (na melhor das hipóteses) e porque, sobretudo, não nos permitimos parar um pouco e, efectivamente, nada fazer.

Deste modo, e tal como em todos os outros anos, iremos pensar que necessitamos mudar de vida e que Setembro vai ser, mais uma vez, o mês das decisões (à semelhança do que acontece com o primeiro dia do ano). Iremos aprender a levar a nossa vida com mais calma, a não nos deixarmos levar pelo stress, aprender a controlar a ansiedade, aprender a dormir com qualidade e as horas que é suposto, viver ao máximo cada momento, cuidar mais da nossa saúde física e mental, praticar mais exercício, conseguir encontrar tempo para nós próprios e para o nosso bem-estar e, claro, focarmo-nos em reforçar e melhorar os nossos níveis de motivação ou até a nossa auto-estima. No fundo, iremos ser mais felizes.

E tal não será difícil, uma vez que nunca como agora existiram as ferramentas para nos ajudar a alcançar todos estes propósitos. Por um lado, proliferam como cogumelos os livros de auto-ajuda nas livrarias. Por outro, e com um smartphone sempre ao alcance, estão também à nossa disposição as suas apps de saúde, fitness, promoção de resiliência e de bem-estar. As escolhas são muitas e variadas e os preços também. Contudo, a questão que se me coloca é: “Precisaremos mesmo de todas essas apps e destes livros de auto-ajuda?”

Parece-me que não. Aquilo que, quanto a mim, necessitamos é de parar, estar quietos e respirar profundamente, sem pensar nem fazer nada. No fundo, o que estou a defender é que todos precisamos de pôr em prática a tendência holandesa a que deram o nome Niksen. E o que é isso do Niksen?

Poderia resumir numa só frase o que se entende por niksen: é a capacidade de não fazer nada e ser feliz. E quando digo nada, é nada mesmo. É não ter qualquer objectivo a ser atingido naquele momento. Praticar o niksen é ter a capacidade de desligar completamente do mundo que nos rodeia e até de nós próprios. Quando escolhemos ter um tempo para nós, a verdade é que aproveitamos para ler, ver televisão ou até mesmo trabalhar no nosso desenvolvimento pessoal. Para os praticantes de niksen, até esse aspecto é retirado para apenas se trabalhar no aspecto de não fazer nada.

Dito assim, com essa simplicidade, torna-se quase risível. Todos temos uma pequena voz neste momento a dizer-nos: “É para não fazer nada?! Nisso eu sou bom. Vamos lá.”

Mas a verdade é que num mundo que gira tão depressa e onde estamos sempre ligados, será assim tão fácil desligarmos? Provavelmente não. E é por isso que praticar o niksen é algo que tem de ser aprendido. Sugere-se iniciar esta prática por 10 ou 15 minutos diários, alargando esses minutos até aos 60 minutos quando tal for confortável para o praticante. E o que se fará durante esses minutos? Reforço, uma vez mais: nada. A ideia é apenas estar sentado e observar, a uma janela (por exemplo), o mundo. Sentar-se afastado de tudo o que seja computador, smartphone, televisão. Fazer-se acompanhar de alguma bebida que nos seja agradável e limitarmo-nos a estar, observar. Dar um passeio também poderá considerar-se praticar o niksen. Mas, volto a repetir, longe de qualquer objecto tecnológico. Passear só porque sim e não numa caminhada onde estaremos a contar os passos, o tempo em que caminhámos, as calorias que queimámos. Apenas caminhar, observando o que nos rodeia, limitando-nos a praticar o acto mecânico de caminhar.

Dizem os praticantes de niksen que tal actividade (ou seria melhor dizer, inactividade?) permite reduzir a ansiedade e o stressao mesmo tempo que fortalece o sistema imunitário. É referido que este “sonhar acordado” (efeito inevitável destes momentos de não fazer nada) poderá aumentar a criatividade dos seus praticantes, ajudar a encontrar soluções para vários problemas, tornando as pessoas mais decididas e com raciocínio mais rápido.

 

Autora: Estefânia Barroso

Foto: Milan Popovic

Como lidar com o medo segundo o Budismo

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Lidar com o medo é lidar com os nossos problemas de atenção e com a nossa falta de amor. Quem se concentra decididamente no agora e enche a sua alma de compaixão dificilmente sente medo.

Para o Budismo, lidar com o medo é um trabalho interior que gira em torno da percepção. Na verdade, definem o medo como um erro de percepção, que se traduz em imagens fantásticas e horríveis que acabam tomando conta das nossas mentes. O perigo não está fora, mas dentro de nós.

Da mesma forma, os Budistas afirmam que o medo encontra um território mais fértil naqueles que têm um coração sem amor. O ressentimento, a inveja e o egoísmo são formas prejudiciais de nos relacionarmos com os outros. Formas que contêm uma faísca de combate, e todo mundo que está em guerra deve temer.

Melhor que mil palavras vazias, uma palavra que traga paz.”
-Buda-

Em termos gerais, os Budistas apontam que a melhor maneira de lidar com o medo é através da plena concentração no momento presente e da compaixão. São factores que levam-nos a ser e nos sentir mais fortes e, portanto, com menos medo. Vamos aprofundar.

O medo e a recusa a sofrer

Os Budistas apontam que a essência fundamental do medo é a rejeição que experimentamos em relação ao sofrimento.Também afirmam que a dor é inevitável, enquanto o sofrimento é opcional. O primeiro tem a ver com a compreensão do medo; o segundo, com a forma assumi-lo.

O medo do sofrimento surge da nossa rejeição das sensações desagradáveis ​​que se originam nas perdas, nos conflitos, na falta de coincidência dos nossos desejos com a realidade. Por outro lado, não é obrigatório sofrer por tudo isso. O sofrimento é apenas uma das respostas que temos ao nosso alcance.

Assumimos de maneira preconceituosa que a dor nos prejudicará, mas esse não é necessariamente o caso. Para lidar com o medo, também precisa saber como lidar com a dor. Ele perde muita força quando o aceitamos e o deixamos ser, e ainda mais quando procuramos e encontramos o aprendizado que nos dá.

Para lidar com o medo, dar atenção ao presente.

De um modo ou de outro, o medo articula-se com o passado ou com o futuro. Com o passado, quando permanecemos presos a experiências que nos causaram medo e deixaram uma marca profunda que continuamos a evitar. Existe o medo de que a mesma coisa nos aconteça novamente.

Algo semelhante acontece com o futuro. Às vezes assusta-nos porque imaginamos ou supomos que trará consigo dificuldades ou situações dolorosas. Sentimo-nos pequenos diante do amanhã e isso nos assusta.

Assim, o Budismo insiste que uma das formas de lidar com o medo é nos localizar no presente, no aqui e agora. O mindfulness impede que a nossa mente seja preenchida com aquelas fantasias que só conseguem alimentar os medos desnecessariamente em cada momento.

O apego é fonte de medo

A paz mental e espiritual está no polo oposto do apego. Para os ocidentais, é muito difícil entender isso, já que toda a nossa lógica gira em torno de ter. Isso refere-se não apenas aos bens materiais, mas também a bens afectivos ou espirituais. Nós até falamos sobre “ter” amor, ou “ter” paz, etc.

O Budismo é uma filosofia que pretende deixar de ter, isto é, se desapegar. Compreender que nada nos pertence, nem mesmo a nossa própria vida. Tudo o que entra na nossa vida e, de facto, tudo o que somos, é apenas uma realidade transitória.

Quando isso não é compreendido, surge o apego e, com isso, o medo da perda. É um dos medos mais fortes porque torna-se um círculo vicioso. Quanto mais apego, mais medo; e quanto mais medo, mais apego. Deixar fluir e aceitar que tudo é transitório torna-nos menos temerosos.

Para o Budismo, cada um de nós é o seu próprio professor e a razão para os nossos erros é aprender. Quando as coisas não são assumidas dessa maneira, o espírito começa a encher-se de medos e ansiedades. É como se houvesse uma dívida pendente que nos pressiona.

Quando se deixa passar um erro e não se aprende com ele, a situação que deu origem a esse erro tende a repetir-se. É então que se experimenta um tipo de descontrolo sobre  a sua própria vida. Isso, evidentemente, faz com que aflorem os medos e o sentimento de fraqueza dentro de nós.

Todos esses Princípios Budistas para lidar com o medo são exercícios complexos. E é preciso praticá-los pacientemente e continuamente. Em grande medida, colidem com muitos padrões ocidentais e é por isso que não são fáceis de assimilar. No entanto, se estamos numa condição de medo frequente, pode ser bom analisá-los com cuidado.

O Silêncio torna-nos mais Inteligentes, Criativos e Seguros.

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Desde sempre que o silêncio tem sido fonte de muitos estudos e reflexões. Ao mesmo tempo que saturamos os locais onde vivemos com tanto ruído, que é cada vez mais difícil encontrar o silêncio. Isso faz com que cada vez mais pessoas, na ausência de ruído, experimentem um abismo dentro de si.

Actualmente o nosso ouvido está hiperestimulado, e o mais grave é que quase todos os estímulos auditivos que recebemos do exterior são alarmantes: barulhos de carros, motorizadas, burburinho, máquinas, obras, músicas estridentes, algazarras, apitos… enfim, nada que inspire a tranquilidade. Além de incidir no nosso estado emocional, a ciência comprovou também que isso afecta o cérebro.

Segundo uma pesquisa realizada na Alemanha pelo “Research Center for Regenerative Therapies” de Dresden: existem processos cerebrais que só podem ser realizados em silêncio.

Até há pouco tempo, acreditava-se que os neurónios eram incapazes de se regenerar. Contudo, com o desenvolvimento da neurogénese, comprovou-se que o cérebro, afinal, tem capacidade de regeneração. Ainda não está totalmente claro, exactamente o que promove a regeneração neurológica, mas já existem pistas valiosas a esse respeito, e uma delas é o silêncio.

Experiências do silêncio em animais

Os investigadores alemães fizeram uma experiência com um grupo de ratos. A experiência consistia em deixá-los em completo silêncio durante duas horas por dia. Ao mesmo tempo observavam os seus cérebros para descobrir se havia alguma mudança.

O resultado foi contundente! Após algum tempo submetidos a esta rotina, observou-se que em todos os ratos estudados houve um crescimento do número de células dentro do hipocampo – a região do cérebro que regula as emoções, a memória e a aprendizagem.

Constataram também que as novas células nervosas se incorporavam progressivamente no sistema nervoso central, e que logo se especializavam em diferentes funções. Conclusão: o silêncio provocou uma mudança muito positiva no cérebro dos animais.

Museu do Oriente vai ter um dia dedicado a ioga, meditação e mindfulness.

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Amanhã, no Museu do Oriente recebe um dia inteiramente dedicado ao ioga, meditação e mindfulness. Organizado pela associação MYMA, acontece entre as 9h30 e as 17 horas. São várias actividades como workshops, painéis de debates, conversas e palestras. E é tudo gratuito.

O tema central é a Cultura Contemplativa que, segundo a organização, pretende ser “um despertar de consciência fundamental no momento actual da nossa civilização”, através de práticas como a meditação, o ioga, o mindfulness e as artes.

A sala Goa é dedicada à meditação. Entre as 10 horas e o meio-dia há três sessões de meia hora. Na Sala Macau pratica-se mindfulness, também com três sessões. Já o ioga ruma à Sala Dili com uma sessão às 10 horas e outra às 11h30.

Das artes contemplativas contam-se a Dance Fulness (12h10), o Chi Kung (12h15) e o Desenho Meditativo (12h15). Há ainda debates sobre saúde e educação, assim como palestras.

A programação completa pode ser consultada na página oficial do evento no Facebook. Apesar de todas as atividades serem gratuitas, os workshops precisam de inscrição prévia através de um formulário online. Atenção que as vagas são limitadas ao espaço existente e algumas já estão esgotadas.

Benefícios físicos e mentais: Procura de actividades de Yoga cresce 18%

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A compreensão e prática do Yoga tem crescido de ano para ano, sendo uma actividade que começa a chegar a cada mais portugueses, independentemente do género, idade ou condição física. Ao conectar e interligar o corpo e mente através de exercícios, é possível um sem número de benefícios, também eles físicos e mentais. Benefícios a que os portugueses estão cada vez mais rendidos, como se pode ver pelos dados da plataforma Fixando, que confirmam um crescimento na procura de 18% face a 2018.

Há vários tipos de Yoga, com origens e estilos diferentes: do Yoga Ashtanga Vinyasa ao Hatha Yoga, passando pela moderna derivação para o Power Yoga. Mas uma das grandes tendências tem sido levar a prática do yoga aos mais novos, inclusive em algumas creches e escolas. Em termos físicos, ao estimular a coordenação motora, as crianças ganham força, flexibilidade e equilíbrio. Mas aqui, o aspecto mental é crucial, – promover um estado de compreensão e calma interior que estimulam não só a memória e concentração, como também a criatividade.

O Yoga é também uma das melhores actividades para as grávidas. Primeiro, porque permite ao corpo uma adaptação às mudanças que ocorrem visto que alonga e tonifica músculos e facilita a flexibilidade, tudo isto enquanto ajuda no relaxamento e tranquilidade, que passam da mamã para o bebé.

E nada é mais fácil do que ter acesso a estas aulas e incluir as aprendizagens no seu quotidiano. Na plataforma Fixando poderá encontrar oferta de aulas privadas de Yoga que poderão custar cerca em média 25 euros e aulas de yoga pré-natal em torno dos 30 euros.